Perfis do Informático: Cientista de Dados

Cientista de dados 
Cientistas de Dados fazer parte de uma nova geração de especialistas analíticos que têm as habilidades técnicas para resolver problemas complexos e a curiosidade de detectar quais são os problemas a serem resolvidos.





Mercado de Trabalho

Cientistas de dados não tinham muito espaço no mercado, mas sua popularidade repentina reflete como as empresas agora pensam sobre Big Data . Essa incrível massa de informações não estruturadas já não podem mais ser ignoradas e esquecidas.

Para entendemos de forma simples as atribuições de um cientista de dados, podemos dividi-las em três missões, sendo elas: resolver problemas a partir da análise de dados coletados, identificar tendência para que empresas alcancem bons resultados e interpretar algoritmos matemáticos utilizados na internet.

O profissional de Data Science utiliza dados para encontrar soluções. Para isso, ele precisa saber o que está procurando ou, pelo menos, quais são as demandas da área que será atendida. As possibilidades são várias, como uma loja online querendo criar um sistema de recomendação de compras para os clientes ou uma transportadora interessada em calcular rotas mais efetivas para suas entregas.

Habilidades 

Listamos algumas habilidades essenciais para o ingresso nessa área:

Pensamento Lógico – Cientistas de Dados usam o pensamento lógico para fazer análises. Programação requer lógica. Se você já possui esta habilidade, isso vai acelerar seu aprendizado em Data Science.

Habilidade com Números – Matemática é a base da Ciência de Dados. Programação de computadores, envolve habilidade com números. Os algoritmos de Machine Learning, são baseados em conceitos matemáticos. A Estatística, parte fundamental da Ciência de Dados, requer habilidade com números. Avalie suas características e na sua autoavaliação, verifique se esse item será um problema ou não.

Conhecimento em Banco de Dados – Em diversas fases do processo de análise de dados, interações com bancos de dados serão necessárias.

Salários

O cientista de dados tem um salário bem confortável e vem crescendo nos últimos anos. Segundo a Catho, os salários variam de 12 mil a 15 mil reais no Brasil 

 Escrito por: Josiel Alemão Santos Silveira





Referências 

















Comentários

  1. Já ouvi falar de um tal de engenheiro de dados. Qual a diferença desse para o cientista de dados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom questionamento Matheus! A principal diferença entre um Engenheiro de Dados e um Cientista de Dados é que o segundo é alguém que limpa, organiza e examina Big Data. O Engenheiro de Dados é responsável por criar o pipeline dos dados, desde a coleta, até a entrega para análise ou para alimentar um produto ou serviço baseado em análise preditiva já em produção (produto ou serviço que pode ter sido desenvolvido com a ajuda de um Engenheiro de Software).

      Excluir
  2. Por conta do crescente pensamento sobre Big Data essa seria a área mais promissora atualmente no mercado da computação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, atrelado a isso temos também grandes avanços na área de Machine Learning, Internet of Things e computação quântica, esta última ainda em ascensão.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas