Cursos de TI: Ciências da Computação pt.2
Perfil do profissional
Por fazer parte da área de Tecnologia da Informação (TI), é indispensável que o bacharel em Ciências da Computação saiba lidar com tecnologia, para poder acompanhar as novidades e tendências do setor e também ter muita curiosidade. Essa é uma área que está constantemente em atualização, novas tecnologias surgem diariamente, tendo que acompanhar as tendências para se manter competitivo no mercado de trabalho.
Mercado de trabalho para quem faz Ciências da Computação
Profissionais da área da computação encontram um mercado de trabalho bastante amplo no país. Hoje em dia qualquer empresa utiliza algum tipo de tecnologia para desenvolver suas atividades. Mesmo uma empresa de pequeno porte necessita do auxílio de computadores para melhor organizar seu negócio e não ficar estagnada no tempo. O profissional formado em Ciência da Computação pode trabalhar em qualquer empresa que utilize uma rede de computadores. O setor industrial costuma absorver grande parte dos profissionais formados nessa área. Não é raro encontrarmos profissionais que trabalham como autônomos, prestando serviços para particulares ou empresas de forma terceirizada. Há ainda os profissionais que decidem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas de computação para a educação básica ou escolas de computação. Para atuar em universidades é preciso continuar os estudos e fazer alguma pós-graduação (como mestrado ou doutorado).
Escrito por: Lucas Francisco de Jesus Santos
Referências:
Bom dia! Parabéns pela apresentação do seminário e também pelo Edu blogger. Em sua apresentação, você falou sobre a nota do ENADE e a nota do MEC dos cursos de computação da UFS, percebi que a nota era diferente, então queria saber qual o critério de avaliação de ambos e se avaliação do MEC é "mais importante" do que a do ENADE ou vice-versa, ou então,se ambos tem a mesma importância.
ResponderExcluirBoa noite Marcelo, obrigado pelos elogios O conceito de avaliação do ENADE, no qual o nome é Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e é feito através de uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) no final da graduação dos estudantes, sendo dividida por curso. Enquanto isso, a outra avaliação do MEC, o Índice Geral de Cursos (IGC), representa a nota da faculdade como um todo, obtido a partir da nota dos últimos 3 CPCs, na avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior) e a quantidade de alunos nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos. No quesito de importância, os 2 critérios tem sua devida importância, pois o ENADE avalia o conhecimento dos alunos, enquanto o IGC avalia a instituição como um todo, além de exigir uma nota 3 ou superior para oferecimento dos cursos. Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/avaliacao-do-mec-saiba-como-consultar-a-nota-dos-cursos-e-faculdades
ResponderExcluir