Perfis do Informático: Profissões futuras


Tecnologia da Informação e profissões do futuro



A informática está vinculada a praticamente todas práticas profissionais. É cada vez mais difícil presumir uma empresa que não se relacione com algum tipo de tecnologia, sejam elas máquinas equipamentos ou softwares.


Ao passo dos dias, o surgimento de novas tecnologias se torna cada vez mais comum, de modo que esse mercado cresce demasiadamente. Conforme estudos não muito distantes de nossa realidade, cerca de 47% dos empregos nos EUA são considerados sob ameaça de extinção por substituição tecnológica.  Ao mesmo tempo, estima-se que 65% das crianças que hoje entram nas escolas, provavelmente irão trabalhar em funções que atualmente não existem, graças ao desenvolvimento da tecnologia.

Dessa forma, especializações na área da informática serão um dos principais pré-requisitos das profissões que ainda estão por surgir. Em um mundo totalmente conectado, se adaptar a esse novo estilo de vida irá se tornar uma necessidade.



Quem está de olho no futuro e quer ter uma formação na área de softwares, a mesma cada vez mais ampla, deve manter uma boa relação com a lógica matemática, dominar a língua inglesa, ter um perfil comercial, criatividade para inovar, etc.
Nesse âmbito, ter um perfil de informático lhe dará bastante vantagem no contexto do mercado de trabalho competitivo, o que implica na oferta de uma boa segurança profissional na medida em que você se adapta às novas tecnologias e aumenta sua qualificação.
Todas as mudanças tecnológicas já ocorridas e que já estão impactando o trabalho humano representam apenas uma pequena parte do que iremos viver nos próximos 20 anos. Implementação de ambientes de trabalho conectados virtualmente e em vários lugares, sistemas inteligentes de gestão de energia, inteligência artificial são alguns exemplos de tecnologias que irão dominar a nossa conjuntura.



Escrito por: Josiel Alemão Santos Silveira

Referências:

















Comentários

  1. Olá, sou Gustavo Lucas, e antes de começar meu questionamento, já queria adiantar meus parabéns ao autor do post, muito bem feito e bem completo.
    Então, estava pensando aqui, vocês escreveram que muitos empregos estão ameaçados por causa do avanço da tecnologia, porém, se empregos serão desocupados, isso implica num barateamento dos custos, certo? Então se o povo tá com mais dinheiro (sobra da diferença de preços) eles vão gastar/investir esse dinheiro em algo, certo? Portanto novas demandas serão criadas, gerando novos empregos no lugar desses outros anteriormente tomados. Concluindo, a minha pergunta é: poderia ser a própria tecnologia quem proporcionaria esses novos empregos? E de que forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo Lucas, obrigado pelo questionamento!
      Sim, seria a tecnologia quem alavancaria esses novos empregos, como já explícito em minha postagem no trecho: "Ao mesmo tempo, estima-se que 65% das crianças que hoje entram nas escolas, provavelmente irão trabalhar em funções que atualmente não existem, graças ao desenvolvimento da tecnologia."
      A própria implementação de ambientes de trabalho conectados virtualmente e em vários lugares, sistemas inteligentes de gestão de energia, inteligência artificial são alguns exemplos e formas de tecnologias que irão dominar a nossa conjuntura.
      Espero ter lhe ajudado e esclarecido um pouco mais acerca desse assunto.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas