Computação e suas áreas: Internet das coisas

Com os diversos avanços da tecnologia, atuando diretamente e com prioridade na resolução de problemas cotidianos e  objetivando trazer soluções viáveis e cada vez mais úteis para os seres humanos, tornou-se comum a implementação de sistemas que podem se comunicar entre si através de "dados" fornecidos por nós, sem ao menos percebermos., tudo sendo feito em prol do nosso conforto e mobilidade, isto é, a revolução tecnológica. Diante disso, surge um termo muito falado ultimamente, "Internet das coisas", mas afinal o que seria isso?

Resultado de imagem para internet das coisas

Isso nada mais é que objetos físicos que podem se comunicar com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede, como ocorre em um sistema nervoso que possibilita a troca de informações entre dois ou mais pontos.

Resultado de imagem para internet das coisas

Isso ocorre de forma muito "mecanizada" e inteligente e está presente me diversos setores, que vão muito além do que podemos imaginas. Por exemplo, um sensor presente em sua geladeira, detecta a ausência de um produto bastante consumido e que diante disso, subtendesse, que há a necessidade de reposição do mesmo, enviando assim uma mensagem ao celular do usuário para lembra-lo de comprar. Ou então um sistema de fechaduras que são acionadas através de gestos ou um simples anel, que ao encostado, libera a entrada. Tudo isso sendo executado de forma automática e com a eficacia para garantir nosso bem-estar.


Autor: Matheus Lima Pinheiro

Materiais de apoio:
https://www.proof.com.br/blog/internet-das-coisas/
Research line of PROCC - Dr. Rogério Patricio

Comentários

  1. Bom post! é realmente impressionante o quanto a tecnologia vem avançando, onde até geladeiras tem sensores para identificar produtos que mais consumimos, porém, algo veio na minha cabeça foi, "os dados armazenados por esses sensores não vão contra a privacidade?" Já que eles meio que mapeiam sua rotina, algo que pode ser usado pelas empresas para nos influenciar. Gostaria de saber sua opinião quanto ao assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá muito obrigado por seu comentário. Acredito que as empresas devem ter um certo cuidado ao utilizar seus dados, e não viabilizar somente o lucro e deixar de lado nossa privacidade. Mas acredito que algumas tecnologias, de certa forma, ainda trazem mais benefícios que malefícios, e podem ser extremamente úteis, como é o caso da geladeira. O que pode ocorrer, são empresas utilizarem da grande quantidade de usuários e tornar a necessidade, uma fonte de renda direta, como é o caso de possíveis propagandas para que você compre uma determinada marca de Leite, quando o seu acabar, por exemplo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas